quinta-feira, 3 de abril de 2014

Sobre Covardia: Na Internet Todo Mundo Fica Corajoso

É incrível como a internet modificou a nossa vida para melhor, mas falar essa frase pode soar totalmente clichê, é algo do tipo que as pessoas falam tanto o tempo todo, que essa se tornou uma frase óbvia, e por consequência, sem graça. Mas nem tudo são flores...

Vi no site de notícias, há algum tempo, que uma mulher, médica, após o noivo ter desistido da ideia de casar três dias antes da cerimônia, decidiu decepar o pênis do  ex-noivo. Isso mesmo que você leu: DECEPAR. Transformá-lo em eunuco, pelo simples fato de ter levado um "não". É polêmico e doentio. E as situações polêmicas e doentias rendem muitos views, recebem toda espécie de comentários desde os mais reaças e revoltados, até os mais coerentes .

Uma mulher se manifestou com o seguinte comentário: 

"Não vale a pena sujar a mão de sangue por nada e nem por ninguém. Essa mulher estragou a vida e a 
carreira por pouca coisa, uma situação que poderia ser superada. A essas horas ela poderia estar se refazendo
 da decepção, mas graças à um desatino, não tem mais nada na vida". 

E um comentário inocente desse, que não apoiava em momento nenhum o crime cometido, foi motivo para uma verdadeira cachoeira de ofensas incoerentes por parte de pelo menos uns três internautas, e quando digo ofensas falo de palavrões, termos nojentos, vindos de gente que além de igualmente nojenta, é ignorante, porque tiveram uma preguiça "incrível" de olhar o texto e não se darem ao trabalho de ler e pensar antes de digitar imundice. Está ai um efeito colateral da internet para quem não tem maturidade para usá-la: Ela pode deixar as pessoas com a mente ainda mais atrofiada e retrógrada. Pode servir para espalhar a guerra, o atrito, o bullying, violência de todos os tipos - como aquelas reuniões para abusar sexualmente de mulheres no metrô -  além de todas as espécies de segregação, desde sexismo, racismo, homofobia, até preconceitos contra ideologias e religiões. Isso porque estamos falando apenas da Internet, quando o assunto é Deep Net (uma área considerada o submundo dos territórios virtuais) a coisa fica muito mais cabulosa...

Quem não tem o mínimo de educação, definitivamente, não serve para ficar entre a cadeira e o teclado, porque dá para destruir muitas coisas apenas com o que se digita. Atrás de uma tela todos ficam corajosos, e cara a cara todo mundo se fecha e faz cara de bonzinho. Por quê????? Sintomas da doença do século: Hipocrisia. 



O Marco Civil da Internet vem como uma proposta para impôr leis para o uso da rede em vários aspectos (como neutralidade da redeprivacidade, retenção de dados, a função social que a rede precisará cumprir, especialmente garantir a liberdade de expressão e a transmissão de conhecimento, além de impor obrigações de responsabilidade civil aos usuários e provedores [segundo O Globo]), mas não dá para saber até que ponto isso é estabelecer a ordem e até onde é invasão de privacidade - principalmente depois dos casos de espionagem dos EUA que andamos vendo nos noticiários não faz muito tempo, porque cada dia que passa, o que antes eram as teorias de conspiração são mais confirmadas como parte da nossa realidade o.O

Mas a questão é essa: Num país como o nosso, Lei fica no papel e só sai dele se for para satisfazer alguém com altos níveis de poder. 

Fica a pergunta: Quando é que as pessoas vão tirar suas máscaras na vida, e vão parar de precisar se esconder atrás de perfis?? 

E enquanto não existe Lei específica para ofensas feitas virtualmente, o povo continua falando o que quer usando a desculpa de "liberdade de expressão". Devemos dizer não à Ditadura na Internet, mas dizer SIM ao RESPEITO e aos bons modos na rede.





Sem comentários:

Enviar um comentário